A Fenova 2016 é uma das mais importantes feiras calçadistas do estado de Minas Gerais, realizada
semestralmente pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova). Se
consolidando como um importante evento do setor também para todo o Brasil, seus objetivos principais são
apresenta tendências e lançamentos calçadistas, proporcionando oportunidades para a geração de novos
negócios e networking entre os lojistas do setor.
Empresários do polo calçadista estiveram presentes no coquetel de lançamento da 18ª Fenova, realizado na
noite de ontem, 31, na sede do Sindinova. Durante o evento, as atrações da feira foram apresentadas pelo
presidente da entidade, Pedro Gomes da Silva, e do responsável pela organização das feiras, Edimar Góis. O
destaque das atividades do Sindinova para o evento foi o plano de capacitação para vendas, que será
realizado em parceria com o SEBRAE/MG e a Assintecal. Dividido em três fases, o projeto terá como enfoque a
melhoria do processo comercial das indústrias e a exportação. “É hora de aprendermos a vender da mesma
forma que aprendemos a produzir, com qualidade e de forma madura e fortalecida. Este é o ano de otimizar o
comercial de nosso polo”, afirma o presidente do Sindinova.
Das empresas que já são assistidas pela consultoria em design da Assintecal, serão selecionadas as mais
aptas ao procesos de exportação para receberem a capacitação e, durante a feira, exporem seus produtos em
um desfile de moda. A marca infantil Tina Teen, que já participa das consultorias, foi destaque nas últimas
edições da feira por mostrar produtos diferenciados. De acordo com a proprietária, Jasielle de Fátima Oliveira,
a intenção da marca é manter o mesmo nível de qualidade na 18ª Fenova. “Estamos buscando informações de
design, pois é isso que faz a diferença do nosso produto. A assessoria em design na nossa coleção foi
fundamental nesse processo. Já estamos pensando em uma nova consultoria e estamos ansiosos pelas
orientações voltadas para a exportação. Temos muito o que aprender”, garante a empresária.
Centro de Promoção de Negócios
Durante o coquetel, os participantes puderam conhecer as obras do Centro de Promoção de Negócios. Com
inauguração marcada para o dia 16 de maio, o espaço contará com seis salas para atendimento simultâneo de
lojistas convidados pelo Sindinova e oferecerá aos fabricantes, além da estrutura física, suporte em todo o
processo de negociação. Antônio Ozires Ferreira, proprietário da marca Onity, está animado com a proposta do
espaço. “O Centro de Promoção de Negócios vai ajudar bastante aos empresários, pois não tem custo de
utilização para as empresas e não nos deixa nas mãos das assessorias, que tendem a precificar nossos
produtos. É uma iniciativa nota mil! Além disso, o Sindinova selecionará lojistas renomados e sem negativação,
que serão atendidos em um ambiente adequado aos negócios”, comenta.
Expectativas pela primeira vez na Fenova, os proprietários da marca de calçados femininos Ámery Shoes ficaram bastante
animados com a possibilidade de participar da feira. “Queremos fortalecer a marca e torná-la mais visível ao
cliente. O Pedro disse algo que sentimos: há uma grande oferta de produtos e precisamos tornar os nossos
mais atrativos. Acho que a feira é um degrau que usamos para termos acessos a eles”, explica o empresário
André Augusto de Paula. Natália Fernanda Silva Ferreira, também proprietária da marca, ressalta o lado
criativo de seus produtos. “Vejo uma tendência interessante, com cores alegres e que fazem a nossa marca
buscar novidades. Levaremos para a feira nossas anabelas, sandálias de salto e as rasteirinhas, que não
podem faltar no verão”, garante.
Até o momento, 70% dos estandes da 18ª Fenova estão comercializados, o que representa a participação de
cerca de 150 marcas no evento. A 18ª Fenova será realizada de 16 a 18 de agosto no Centro de Convenções
de Nova Serrana.
Antônio Azevedo
Assessoria de Comunicação | Sindinova
(37) 3228-8502
comunicacao@sindinova.com.br